No Brasil ao
longo das últimas décadas muito tem se falado em inclusão digital, em uso das
tecnologias e mídias na educação. Equipar as escolas com acervos e
disponibilizar esses para os fins pedagógicos tem sido o ápice dos discursos
acerca desses processos. No entanto ainda que mesmo presente nesses espaços
esses acervo não tem conseguido fazer a inclusão digital que prometemos que
dirá a educação digital.
É notório o
esforço de projetos institucionais na busca constante pela implantação de
laboratórios nas escolas. Muito tem sido feito nesse sentido. Porém não basta
equipar as escolas com acervos tecnológicos para se garantir que a Inclusão
aconteça. É necessário construirmos boas propostas a respeito do uso correto,
de acordo com princípios básicos de cidadania: “Segurança na Internet”, “Ética
na Informática”, “Cidadania Digital”. É necessário ainda adequar essas
propostas os propósitos educacionais norteadores de uma educação de qualidade e
para a cidadania.
Para que
isso aconteça encontramos muitos obstáculos no decorrer desse processo, ou seja
na prática de utilização das tecnologias e mídias digitais. No entanto somos
protagonistas dessa historia por isso buscamos sempre estratégias para vencer
esses obstáculos.
Quais as estratégias que estão sendo
utilizada para vencer esses obstáculos, o que estamos fazendo na prática?
Aqui na escola Josineide Tavares, assim como nas demais escolas públicas de Marabá enfrentamos dificuldades quanto ao uso dos recursos tecnológicos, mas não são tão enormes assim a ponto de dizer que não estão sendo utilizadas corretamente.O certo é que os professores que estão a mais tempo na educação, já tem seus hábitos e costumes em sala de aula. E esses por sua vez ainda são resistentes as mudanças, mesmo sabendo que elas precisam acontecer. Eu enquanto professora lotada no ambiente informatizado, procuro está fazendo propaganda dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
ResponderExcluirPor outro lado tem alguns profissionais aqui que usam com bastante frequência, uns usam mais o projetor em sala de aula, outros preferem usar os computadores mesmos com as turmas. E assim a cada dia observamos o quanto se faz necessário o uso desses recursos para a aprendizagem de todos e principalmente do aluno, que em muitos casos já sabem mais que o próprio professor.
Temos aqui na escola Josineide o Horário integrado das turmas do 1º segmento, (Artes, Ed.Física, Informática e sala de Leitura), semanalmente e funciona muito bem. Já para o 2º segmento não temos horário fixo, o atendimento é feito por agendamento, tanto de turmas com o professor como dos alunos que marcam pesquisas no contra turno. Além de problemas técnicos das máquinas, os maiores problemas que enfrento as vezes é a falta de compreensão por parte de alguns colegas, que decidem trazer a turma na hora sem marcar, e ainda de alguns alunos do 2º segmento que acham que a sala de informática é pra acessar qualquer coisa e a qualquer momento.
Diante dos trabalhos realizados na Esc. Maria amélia Soares Oliveira é possivel notar que os alunos vem adquirindo habilidades no que se refere ao manuseio do computador entre os quais são; ligar e desligar corretamente, manuseio do mause, identificar função das teclas. Este conhecimento estar sendo adquirido durante o desenvolvimento das atividades que são; digitação e produção de textos, entre outros como os softweres. Pratica que gradativamente vem contribuindo no desenvolvimento de habilidades necessárias ao educando.
ResponderExcluirO professor regente da turma tem todas as informações das atividades aplicadas esta interação é necessária para que haja sequencia lógica das atividades e que garanta ou contribua no ensino e aprendizagem dos educandos. Profª Edna Marques Lima