2 de abril de 2013

Uso das Tecnologias na prática pedagógica




No Brasil ao longo das últimas décadas muito tem se falado em inclusão digital, em uso das tecnologias e mídias na educação. Equipar as escolas com acervos e disponibilizar esses para os fins pedagógicos tem sido o ápice dos discursos acerca desses processos. No entanto ainda que mesmo presente nesses espaços esses acervo não tem conseguido fazer a inclusão digital que prometemos que dirá a educação digital.

É notório o esforço de projetos institucionais na busca constante pela implantação de laboratórios nas escolas. Muito tem sido feito nesse sentido. Porém não basta equipar as escolas com acervos tecnológicos para se garantir que a Inclusão aconteça. É necessário construirmos boas propostas a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania: “Segurança na Internet”, “Ética na Informática”, “Cidadania Digital”. É necessário ainda adequar essas propostas os propósitos educacionais norteadores de uma educação de qualidade e para a cidadania.

Para que isso aconteça encontramos muitos obstáculos no decorrer desse processo, ou seja na prática de utilização das tecnologias e mídias digitais. No entanto somos protagonistas dessa historia por isso buscamos sempre estratégias para vencer esses obstáculos.

Mas, quais estão sendo as maiores dificuldades encontradas na nossa prática pedagógica que interferem ou impedem o bom uso desses recursos para os fins pedagógicos?

Quais as estratégias que estão sendo utilizada para vencer esses obstáculos, o que estamos fazendo na prática?

 

2 comentários:

  1. Aqui na escola Josineide Tavares, assim como nas demais escolas públicas de Marabá enfrentamos dificuldades quanto ao uso dos recursos tecnológicos, mas não são tão enormes assim a ponto de dizer que não estão sendo utilizadas corretamente.O certo é que os professores que estão a mais tempo na educação, já tem seus hábitos e costumes em sala de aula. E esses por sua vez ainda são resistentes as mudanças, mesmo sabendo que elas precisam acontecer. Eu enquanto professora lotada no ambiente informatizado, procuro está fazendo propaganda dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

    Por outro lado tem alguns profissionais aqui que usam com bastante frequência, uns usam mais o projetor em sala de aula, outros preferem usar os computadores mesmos com as turmas. E assim a cada dia observamos o quanto se faz necessário o uso desses recursos para a aprendizagem de todos e principalmente do aluno, que em muitos casos já sabem mais que o próprio professor.

    Temos aqui na escola Josineide o Horário integrado das turmas do 1º segmento, (Artes, Ed.Física, Informática e sala de Leitura), semanalmente e funciona muito bem. Já para o 2º segmento não temos horário fixo, o atendimento é feito por agendamento, tanto de turmas com o professor como dos alunos que marcam pesquisas no contra turno. Além de problemas técnicos das máquinas, os maiores problemas que enfrento as vezes é a falta de compreensão por parte de alguns colegas, que decidem trazer a turma na hora sem marcar, e ainda de alguns alunos do 2º segmento que acham que a sala de informática é pra acessar qualquer coisa e a qualquer momento.

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  2. Diante dos trabalhos realizados na Esc. Maria amélia Soares Oliveira é possivel notar que os alunos vem adquirindo habilidades no que se refere ao manuseio do computador entre os quais são; ligar e desligar corretamente, manuseio do mause, identificar função das teclas. Este conhecimento estar sendo adquirido durante o desenvolvimento das atividades que são; digitação e produção de textos, entre outros como os softweres. Pratica que gradativamente vem contribuindo no desenvolvimento de habilidades necessárias ao educando.
    O professor regente da turma tem todas as informações das atividades aplicadas esta interação é necessária para que haja sequencia lógica das atividades e que garanta ou contribua no ensino e aprendizagem dos educandos. Profª Edna Marques Lima

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