4 de setembro de 2013

Projeto Fotografia na Escola


Estamos publicando uma sugestão para a realização do Projeto Fotografia na Escola .
Vale resaltar que essa é apenas um indicativo de parâmetro, principalmente para aqueles que não  participaram da formação. Este espaço é também para compartilhar as ideias de vocês. O que alteraram, acrescentaram. Efim, vamos continuar esse planejamento juntos??




Projeto fotografia na escola - Marabá um novo olhar
Justificativa
            O projeto fotografia na escola  é uma extensão da “III Mostra de Vídeo” que tem como tema “Marabá, cem anos Mil histórias”. Visa oportunizar aos alunos participar de experiências  a cerca da arte de fotografar e ler imagem. Além de socializar a sua visão de mundo e nesse caso, da cultura da cidade através da fotografia.   
A imagem é uma forma de expressão ativa, na qual o mundo se revela sob o olhar de quem o observa. Toda imagem tem uma capacidade de comunicação, assim como os textos escritos.  Por fazer parte de uma estratégia não verbal, essa se torna mais complexa e requer do leitor um maior esforço e concentração. As informações contidas numa imagem não se revelam de uma única  forma, ela se apresenta para cada um de forma diferente, revelada em uma leitura individual. Assim como na poesia a leitura da imagem se apoia na experiência vivida, quantidade de informação e as referências pessoais que permitirão ao observador da imagem compreender o que nela está representado.
Como diz Arlindo Machado, antes de se perguntar o que está representado na imagem, deve se perguntar: por que as coisas estão representadas de determinada maneira?
 A capacidade de ver, sentir, interpretar através da imagem traz para o educando um olhar critico e sensível e uma maior capacidade de compreensão do mundo a sua volta.
Por outro lado o fotografar traz a possibilidade de pensar e expor numa forma não linear uma mensagem. Fotografar não é somente a técnica de registrar espaços, coisas, pessoas. Fotografar é expressar a sua maneira de ver o mundo.

O projeto Fotografia na Escola tem como principal objetivo trabalhar com o aluno não só as técnicas de registro, mas também a habilidade de ler o mundo.

Objetivos de Ensino
·         Possibilitar aos alunos oportunidade de vivenciarem novas formas de aprendizagens com o uso das tecnologias de modo especial câmera digital.
·         Oportunizar novas formas de conhecimento vivenciando a pratica da compreensão da sociedade por meio do conhecimento de sua historia e seu povo
Objetivos de aprendizagem
·         Construir conhecimentos a cerca da habilidade de fotografar, através de oficinas técnicas e pesquisas de fundamentação a respeito do temática.
ETAPAS
1ª ETAPA
- Rever com a turma o processo pelo qual foi produzido o vídeo, relembrar as visitas, as entrevistas, os passeios, enfim os conhecimentos. Chamar a atenção para aspectos interessantes que despertaram o interesse dos alunos durante o Projeto de vídeo. Nesse momento propor para os alunos uma nova fase, a continuidade do projeto. Despertando o interesse dos mesmos para uma nova leitura da sociedade.



2ª ETAPA

-Produzir com os alunos um texto (coletivo, individual) no qual eles colocarão no papel as aprendizagens adquiridas anteriormente com o projeto e apontarão para novos focos. Explorar com os alunos aspectos que queiram mostrar da cidade, do povo, da cultura. Apontar para a construção de histórias visuais. 

3ª ETAPA
- Realizar atividades de pesquisas na internet, visitar sites que proporcione leitura análise de imagens.
- Realizar pesquisa de aprofundamento a respeito de conhecimento sobre fotografia. Fundamentação.

  ETAPA
- Realizar com os alunos uma mini oficina para as orientações técnica sob fotografia.

5ª ETAPA
- Visita ou passeio para a realização das fotos

6ª ETAPA
- Produção de texto  com a temática da fotografia. Se a fotografia for de uma paisagem construir texto descritivo com as informações sobre o espaço: tipo de construção, ano etc. 
- Construir  legenda para a fotografia.
-Seleção das fotos que serão divulgadas.


Este roteiro é somente uma sugestão inicial. O professor deverá acrescentar, tirar, complementar ou ainda desconsiderar esse planejamento e construir o seu.

Joelma Maria.

3 comentários:

  1. qual a data desse projeto? pq não foi nada sobre datas de entrega e realização do projeto fotografia. Por favor mande para nós professores dos laboratórios. Obrigada, profª do LIEs

    ResponderExcluir
  2. Mande esse roteiro por email

    ResponderExcluir
  3. Professor, professora.

    O projeto foi apresentado na oficina de fotografia que aconteceu em agosto. Esse roteiro também foi enviado por e-mail para todos os professores dos laboratórios.
    Quanto a data de socilaização, ficou a ser agendada depois, pois pelo nosso calendário seria 05/09, mas todos acharam inviável. No próximo encontro decidiremos. O que ficou acordado é que todos já inicariam imediatamente os projetos, fariam a socilaização na própria escola, caso desejassem e posteriormente socializariam juntamente com as demais escolas em outra ocasião.
    Joelma.
    Ah! quando publicamos como anonimo, podemos nos identificar no final da mensagem.

    ResponderExcluir