27 de setembro de 2013

Formação em Linux Educacional

No dia 11 de setembro, iniciou-se a formação para os professores lotados nos laboratórios de informática. Essa era uma das formações mais esperadas depois da mudança do sistema operacional. 

O DTE/SEMED, adotou neste ano de 2013, conforme a política de implementação para laboratórios de informática do MEC através do Proinfo, o sistema Linux Educacional, um software baseado numa plataforma livre mais utilizado mundialmente que é o Ubuntu, onde a sua versão foi atualizada, pois ainda temos laboratórios com versões mais antigas, por exemplo o Linux Educacional 3.0.

Desde então o Departamento de Tecnologia do município vem primeiramente implementando nas escolas o sistema; é oportuno aqui ressaltar que nem todas as escolas foram contempladas, mas temos mais de 60% das escolas que possuem laboratório de informática do município com o novo sistema, mas a meta de 100% será alcançada o mais breve possível.

O DTE/SEMED mais uma vez informa, que no início do ano, tivemos uma reunião com a equipe do NTE, onde ficou acordado que a instalação do novo sistema nas escolas que possuem as duas redes de ensino, seria de competência do mesmo, no qual necessitaríamos apenas do processo de instalação, o que já seria suficiente para acelerar esse processo, e também por que nas escolas estaduais possuem laboratório de informática com o software livre Linux Educacional, seja nas versões LE 3.0 ou LE 4.0 multiterminais ou apenas desktops. Portanto professores do município lotados nas escolas que também possui a rede estadual, a instalação será feita pela equipe do NTE e da URE.

Quanto a formação do Linux Educacional agora na versão chamada 5.0, iniciamos com a proposta de não encerrar neste ano, pois entendemos que muitos professores que não passaram por esse processo de formação, necessitam de capacitação específica, principalmente se tratando desse sistema que ainda é, o grande desafio de muitos profissionais da tecnologia.

Vivemos na era dos smartphones, tablets, onde a operacionalização dos mesmos não está atrelada a um só tipo de software, temos os mais variados sistemas, como: Android, Symbian, Mac OSX, Blackberry-RIM, Windows Mobile, MeeGo, Palm Web OS, e assim segue uma extensa lista.

Pois bem, a diversidade está aí, temos que buscar pelo menos uma sintonia com tais recursos, e portanto ser o mediador dos alunos que estão iniciando suas experiências com as tecnologias e o conhecimento que tais ferramentas podem proporcionar, sempre fazendo da melhor forma possível, e que esta inserção seja mais uma ferramenta no processo da aquisição da aprendizagem.

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