28 de maio de 2013

Nova Plataforma para os LIES


Nas próximas semanas, o Departamento de Tecnologia Educacional, DTE/SEMED seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) do Ministério da Educação - MEC, fará a mudança do S.O. para o Linux Educacional, a troca será em 100% das escolas que possuem Laboratório de Informática. Parece que não há nenhuma novidade nesta notícia, pois antes o sistema utilizado nas escolas era o mesmo Linux Educacional, que com o passar dos anos saltou das versões 1.0 até a 4.0, esta pouco se utilizou nos computadores adquiridos com recursos próprios do município, apenas nas escolas que receberam os computadores do MEC, aqueles que possuem o número do pregão estampado no gabinete.
Depois de certo tempo o município recebeu computadores chamados multiterminais em que as versões anteriores do Linux (1.0, 2.0 e 2.1) não rodavam com tal sistema, daí surgiu uma versão 3.0, mais estável e com suporte aos multiterminais. Somente algumas escolas possuem os multiterminais, uma solução bastante interessante de otimização da sala de informática mas que com o passar do tempo foram detectados problemas técnicos que mais inviabilizava o atendimento do que otimizava, um deles era na resolução do vídeo, em algumas máquinas o sistema insiste em permanecer desligando o outro monitor, ficando apenas com um dos monitores funcionando, descobrimos que esse bug estava na placa de vídeo e não apenas no sistema operacional.
Pois bem, depois de tantas mudanças, o município adotou o uso do software proprietário, Windows 7 nas escolas, por conta principalmente de um software "batizado" por todos de Cultivar, esclarecemos mais uma vez que a mudança do S.O foi apenas nas escolas onde os computadores foram adquiridos com o chamado recursos próprios, os PC's do projeto Proinfo não foram alterados o sistema.
Distante das polêmicas sobre qual sistema utilizar, e das inúmeras reclamações por parte da comunidade escolar, o DTE juntamente com NTE resolveram uniformizar os ambientes informatizados, uma vez que alguns ambientes não sofreram alteração no sistema, ficando muitas formações sendo ministradas em uma plataforma sendo que nos seus ambientes os professores viviam outra realidade.
A migração será para o Linux Educacional 5.0. O laboratório do DTE/SEMED já adotou em todos os seus computadores a nova versão e está bem estável. Existe duas versões, uma para computadores que não fazem parte do pregão do MEC e outra versão para Desktops comuns (PC's pessoais), mas ambas as versões são baseadas no Ubuntu 12.04, uma versão bem estável e de um ambiente gráfico bem interessante.
A coordenação já está estudando uma formação em duas etapas, para os professores que já conhecem o Linux Educacional e para os que ainda não trabalharam neste sistema.
Agora um aviso importante, o agendamento das escolas seguirão um cronograma do Departamento, portanto, professores façam backup de todas as informações que considerem importantes e que estão nos computadores do ambiente, pois a equipe técnica fará a instalação que substituirá o atual sistema, não adotaremos o Dual Boot nas máquinas, principalmente nas que foram adquiridos com recursos próprios.
Nas máquinas mais antigas do Proinfo que não suportam o LE 5.0 por exigir uma configuração mais robusta, será adotado o Linux Educacional com versão anterior.
Outro informe importante, os multiterminais não serão trocados pelo novo sistema por ainda não haver suporte, ou seja, continuarão com o LE 4.0 ou 3.0, até a disponibilização do novo sistema.
Em pouco tempo todos os computadores estarão com o novo sistema, mas os professores já irão iniciar as formações para se habituarem ao Linux Educacional 5.0.

Equipe do DTE/SEMED.

2 comentários:

  1. A referida mudança do sistema operacional exigirá que se faça backup nos computadores?

    ResponderExcluir
  2. Será gradativamente e estaremos avisando qualquer alteração que for preciso com antecendencia. Essa previsão é para o 2º semestre.

    ResponderExcluir