23 de março de 2012

PREFEITURA LANÇA PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES E FAZ ABERTURA DO I ENCONTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou no dia 21 de março o projeto “Comunidade de Leitores”, para as escolas da rede municipal, e fez a abertura do I Encontro de Tecnologia Educacional, através do projeto “Cultura Digital no Processo de Ensino e Aprendizagem”. O objetivo é transformar as tradicionais bibliotecas em salas de leitura para criar um ambiente mais agradável e estimulante para os estudantes e fortalecer o uso das ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar.

O evento ocorreu em O Casarão Eventos, com a presença do prefeito Maurino Magalhães de Lima, secretário municipal de Educação, Ney Calandrini.  Entre as autoridades presentes, a vereadora Irismar Nascimento e os secretários municipais de Cultura, Melquíades Justiniano; de Meio Ambiente, José Scherer; o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen; Professora Doutora Nilsa Brito (UFPA) acompanhada pelos alunos do curso de Letras 2008.

A apresentação dos projetos de cultura digital ficou a cargo do Departamento de Tecnologia Educacional – DTE/Semed, que tem buscado a integração das tecnologias e mídias com as atividades curriculares. Para atender às necessidades dos laboratórios de informática, o DTE tem ministrado capacitações com temáticas voltadas para a inclusão social e digital, como oficinas de vídeo, fotografia, segurança digital, redes sociais e outros conteúdos que favoreçam a utilização adequada dos recursos tecnológicos.

Um vídeo produzido pelos alunos da escola Paulo Umbelino intitulado “Conquistas”, que retrata a chegada do prefeito Maurino a Marabá, chamou bastante a atenção de todos os presentes e emocionou o gestor.

No evento, o prefeito iniciou a distribuição do projetor interativo multimídia, uma ferramenta inovadora que integra as funções de computador e projetor, que serão entregues a 50 escolas.

O estande do DTE foi um dos mais visitados durante o evento, inclusive pelo prefeito Maurino Magalhães, que ficou impressionado com a versatilidade do projetor e com a criatividade dos projetos desenvolvidos nos laboratórios de informática.

Abaixo os projetos apresentados no evento desenvolvidos nos ambientes informatizados:

EMEF Rio Tocantins (Projeto: Leitura e escrita na construção de poema)
EMEF Maria Amélia (Projeto:Bullying: um mal que pode ser evitado)
NEI Marluse Ferreira (Projeto: Meio Ambiente – Os animais)
EMEF Luzia Nunes (Projeto: Almanaque para crianças – Diferentes gêneros textuais)
EMEF Martinho Mota (Projeto: O conto e a Música)
EMEF Joel Pereira Cunha (Projeto: Jogos Educativos)
EMEF Mirian Moreira (Projeto: Folclore)
EMEF Pedro Cavalcante (Projeto: Narrativas Literárias – Fábulas) 






































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário