23 de maio de 2014

Giselle Salame assume coordenação do NTM


A primeira reunião do Núcleo de Tecnologia do Município – NTM, sob a coordenação da professora Giselle Salame, aconteceu nesta quarta (21) com a participação de todos os professores lotados nos laboratórios de informática. Giselle explicou que, com a criação do NTM, houve algumas mudanças nos serviços prestados pelo antigo departamento de tecnologia, como por exemplo, manutenção das máquinas, serviços na rede de energia e internet que ficaram a cargo do Departamento de Manutenção sob a responsabilidade de Marcelo Moreira. 


Na oportunidade, o professor Márcio Ribeiro apresentou um slide com as atribuições do NTM e todas as demandas do núcleo. Márcio apresentou a competência do NTM dizendo que o núcleo é uma estrutura permanente de suporte ao uso pedagógico das mídias disponíveis nas escolas, orientadas exclusivamente para a educação, voltadas para incorporação da tecnologia da informação e comunicação e da tecnologia da imagem nos processos de ensino e aprendizagem das escolas públicas municipais, auxiliando tanto no processo de incorporação e planejamento, quanto no suporte técnico, capacitação dos professores e equipes administrativas além da avaliação do processo de informatização das escolas.



A reunião foi encerrada com a homenagem prestada aos aniversariantes do primeiro trimestre de 2014.



A equipe do NTM ficou assim definida:

Coordenadora:

Giselle Sousa Salame



Professores formadores:

Márcio da Silva Ribeiro

Adalgiza Junes Coelho

Mary Sônia Silva Martins

Valdeires M. da Silva



Elencamos abaixo mais algumas atribuições do NTM, segundo as diretrizes do MEC.

Os Núcleos de Tecnologia Educacional têm as seguintes atribuições:



I. executar e implementar a política das TIC nos estados e municípios;

II. planejar, coordenar e avaliar a utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem na rede pública de ensino, notadamente nas escolas de sua área de abrangência;

III. projetar, implantar e coordenar, juntamente com parcerias, a instalação e manutenção de núcleos e laboratórios de informática na rede pública de ensino;

IV. desenvolver ações de sensibilização da comunidade escolar, tais como: palestras, visitas, seminários, instrumentos de consulta, para a inclusão da comunidade no programa de informática educacional;

V. promover a formação dos profissionais da educação pública em tecnologias educacionais, em parceria com outras instituições públicas;

VI. proporcionar, em parcerias com outras instituições, estudos e pesquisas relacionados ao uso das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, disseminação dos resultados junto aos sistemas de ensino, além da produção e avaliação de softwares educativos;

VII. integrar escolas, utilizando instrumentos tecnológicos e encontros periódicos;

VIII. assessorar o planejamento técnico-pedagógico das escolas, visando a alcançar os objetivos educacionais;

IX. atuar como polos de irradiação da cultura da informação e comunicação, através de publicações, softwares, comunicação inter-escolares e outros meios;

X. proceder, de forma sistemática, a avaliação educacional, enfocando a avaliação da integração da tecnologia da comunicação e informação e da tecnologia da imagem nos processos de ensino e aprendizagem;

XI. atuar como centros de demonstração e experimentação em tecnologias da comunicação e informação;

XII. possibilitar a integração das diversas tecnologias educacionais;

XIII. incentivar e orientar o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas que busquem a criação de novas formas de uso das mídias como recursos pedagógicos auxiliares nos processos de ensino e aprendizagem;

XIV. promover a realização de cursos especializados para as equipes de suporte técnico;

XV. implantar um sistema de atendimento contínuo e permanente, voltado para a resolução de problemas técnicos, decorrentes do uso das mídias nas escolas.



Todos os educadores/multiplicadores e coordenadores dos NTE deverão ter curso superior com licenciatura plena, especialização em informática educativa e áreas e/ou correlatas.





Fonte: Ministério da Educação



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