20 de março de 2014

Premiação, você já pensou sobre isso?


 É comum no processo educacional encontrarmos  atividades que culminam com premiações, como por exemplo: OBMEP, Olimpíada de Língua Portuguesa, Professor nota 10 entre outros. que geralmente são utilizadas como incentivo a participação em determinados projetos que tem como plano de fundo o objetivo de promover a aprendizagem e incentivar professores e alunos no âmbito educacional a desenvolvem propostas inovadoras dentro desse processo, porem encontramos pensamentos contrários que suscitam discussões sobre a real importância do ato de premiar.

Há quem acredite que a premiação muitas vezes é injusta, por contemplar uma minoria desconsiderando muitas vezes o esforço dos demais envolvido no processo. 

Em contrapartida, os prêmios são dados como forma de recompensa e encorajamento. Toda premiação remete a algum tipo de recompensa. Receber um prêmio ou dar um premio apresenta o mesmo sentido que recompensa. Segundo o dicionário on line de Português "Premio" significa Recompensa. Distinção dada como encorajamento  por trabalhos ou méritos. No âmbito educacional a premiação se dá também nesta perspectiva de reconhecer os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos dentro das escolas.

                                                                                                       Fonte: http://www.dicio.com.br


E você o que pensa sobre isso?






4 comentários:

  1. A premiação é uma forma de incentivo,sem sombra de dúvidas, porém é interessante que os envolvidos no processo sejam premiados, tanto os alunos quanto os professores envolvidos classificados, e os demais que não tenham sido classificados também tenham seus reconhecimentos pelos esforços, pois evita comentários maldosos, quer seja uma confraternização, ou passeio...etc.

    ResponderExcluir
  2. A um embate com relação as "Premiações" da Mostra de vídeo, promovida pelo DTE, uma vez que estamos presenciando cada vez mais escassos tais premiações, no entanto o que foi questionado pelo grupo da tarde, onde fizemos menção na fala da educadora Fátima, de que não estaríamos satisfeitos, e que gostaríamos que as premiações fossem ampliadas, e não que acabassem, levando em consideração que, estamos cientes de que possivelmente seriam premiados apena um vídeo de cada categoria. Temos a intenção de levamos a reflexão para melhorar a premiação, e assim possibilitamos que todas as escola envolvidas neste processo, possam ter seus esforços reconhecidos também, Professora Cristina

    ResponderExcluir
  3. A minha proposta seria a seguinte: quem sair em 1º lugar seria premiada que seja com objetos ou passeio e 2º e 3º lugares que fossem reconhecidos pelo menos com um certificado. Sei que todos se esforçam muito para realizar o projeto, então é ruim quando o trabalho da gente não aparece. Ainda sugiro que os passeios podem serem também para o zoobotânico de Marabá.

    ResponderExcluir
  4. Muito importante essa sua ressalva Fátima. Na verdade nós todos precisamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho, não que trabalhamos por reconhecimento , mas precisamos valorizar os bons esforços.

    ResponderExcluir